Segundo o médico José Lacerda de Azevedo, a Apometria surgiu no Hospital Espirita de Porto Alegre em 1965, através do farmacêutico-bioquímico e não-espirita Luiz Rodrigues, natural de Porto Rico, mas radicado no Rio de Janeiro, que inicialmente deu o nome de Hipnometria. O Dr José Lacerda então introduziu a técnica em centros espíritas e deu o nome de Apometria.
É uma técnica de apoio que facilita o desprendimento ( ou desdobramento ) dos médiuns sensitivos que estão atuando num determinado grupo de trabalho em relação ao atendimento. Em outras palavras, consiste em um conjunto de técnicas, conhecimentos e procedimentos de desobsessão , tratamento bioenergético e espiritual ainda que em estágio incipiente no plano físico.
Do Grego – Apo significa “além de”. Do Grego – Metron significa “metria ou medida”
O beneficio maior da apometria é que ela tem a capacidade de vasculhar profundamente os corpos sutis e o corpo físico do assistido nas multidimensões e nas muitas vidas que ele já teve, conseguindo detectar equipamentos e energias extrafísicas negativas, sejam muito discretas como chips e muito densas como magia negra pesada.
Trata das personalidades egos de vidas passadas e da vida atual chamada de subpersonalidades ou níveis consciência. Também depressão profunda, síndromes , trata e encaminha espíritos obsessores, esclarece auto-obsessões e limpa energias densas diversas.
Tratamento de desobsessão espiritual sem vinculo religioso. Obsessão espiritual é reconhecida pelo CID – Código Internacional de Doenças. Ítem F 44.3 e Organização Mundial da Saúde – desde 1998.